quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Passe Livre



Mais uma daquelas comédias que apelam para a sacanagem, na intenção de conseguir arrancar algumas risadas de seu espectador. Nada de moralismo. A questão é que nem sempre que o filme arrisca tomadas mais apimentadas, ou com humor negro, significa que ele pode se tornar mais engraçado. E a questão aqui é essa. Passe Livre precisa forçar a barra, esperando que com isso fique melhor, mas o resultado pode decepcionar.

Mas o filme se encaixa bem nos padrões de Owen Wilson e Jason Sudeikis. Isso quer dizer que o elenco é forçado, também sem graça.

Apesar da boa fotografia, o enredo é fraco, e piora da metade para o final. A direção exagera em alguns diálogos, e a narrativa mistura momentos lentos, cheios de explicação, com trocas de cenas rápidas, onde a bagunça impera.

No filme, cansados da rotina de casamentos, Rick (Owen Wilson) e Fred (Jason Sudeikis) recebem um presente de suas esposas: um passe livre que dura uma semana, na qual eles podem fazer aquilo que bem entenderem. Tudo acertado, os amigos resolvem cair na farra. Inicialmente animados, os amigos começam a entender que a vida de solteiro não é tão maravilhosa como eles achavam.

Não se trata de exaltar o politicamente correto, mas o apelativo não fica bem em qualquer filme. O lado comédia da produção não provoca muitas risadas, mas isso não quer dizer que seja um filme de todo ruim. Apesar do enredo pobre, o filme tenta vender uma mensagem bonitinha/certinha. Resta saber se o o espectador aceitará esse conflito entre a trama e a moral da história.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Bobby Farrelly, Peter Farrelly
Elenco: Owen Wilson, Alyssa Milano, Christina Applegate, Jenna Fischer, Richard Jenkins, Jason Sudeikis, Alexandra Daddario
Produção: Mark Charpentier, Bobby Farrelly, Peter Farrelly, J.B. Rogers, Bradley Thomas, Charles B. Wessler
Roteiro: Pete Jones, Peter Farrelly, Kevin Barnett, Bobby Farrelly
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: Conundrum Entertainment / New Line Cinema
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: