quinta-feira, 8 de novembro de 2012

Em má companhia

Anthony Hopkins e Chris Rock fazem uma interessante dupla nessa comédia com pitadas de ação. Em má companhia segue o modelão de vários outros filmes do mesmo gênero, mas aposta no diferencial da atuação desses dois caras. Chris Rock está mais confortável. Seu papel segue muito mais seu estilo de atuação e, por isso mesmo, transmite mais naturalidade e consegue fazer boas piadas com seu personagem. Já não se pode dizer o mesmo de Hopkins. Sem dúvida, um grande ator, mas que demonstra algum desconforto ao tentar fazer graça. Claro que é o cara sério da trama, mas ainda assim, seria possível ser sério com graça. Seu jeitão mais truncado deixa o filme mais pesado, e algumas passagens, que tinham tudo para serem muito engraçadas, acabam provocando apenas alguns sorrisos de simpatia.

O filme tenta mesclar ação e comédia, e segue tranquilo nos dois jeitos. Não é uma comédia arrasadora, mas consegue ser engraçado o suficiente para fazer valer a pena o valor da locação. Enquanto que na parte de ação, poderia explorar um pouco mais algumas passagens de perseguição, mas também funciona bem, no geral.

Não há nada de extraordinário quanto a efeitos ou extras. É uma produção que investe forte no poder de atuação de seus protagonistas. No mais, algumas cenas de tiroteio e perseguição bastante leves, que não acrescentam muita coisa, mas dão um tom mais apimentado ao roteiro.

A história tem boas passagens, com momentos bastante previsíveis, mas que no geral funcionam bem e fazem o filme rodar fluido e sem detalhes desnecessários.

O filme conta que, quando um talentoso agente da CIA é morto durante uma ação, a organização decide contratar seu irmão gêmeo para terminar seu trabalho. Porém, o rapaz (Chris Rock) é um malandro das ruas que não faz idéia de onde pode estar se metendo. Como ele não tem experiência, um experiente agente (Hopkins) é contratado para ensinar como um membro da CIA pensa, fala e age.

Uma produção interessante, boa para a matinê em família no final de semana. Bons atores, em atuações fracas, mas que se adequam bem ao roteiro que também não oferece nenhum diferencial extraordinário. A história tem boas doses de comédia e alguma ação, suficientes para fazer valer a pena assistí-lo. No geral, uma filme mediano, mas que garante o entretenimento do seu espectador.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Joel Schumacher
Elenco: Anthony Hopkins, Chris Rock, Garcelle Beauvais, Adoni Maropis, Ammar Daraiseh, Charlie Day, Michael Fewx, Bill Massof, Shabazz Richardson, Philippe Vonlanthen.
Produção: Jerry Bruckheimer, Clayton Townsend.
Roteiro: Michael Browning, Jason Richman, Mick Garris.
Fotografia: Dariusz Wolski
Trilha Sonora: Trevor Rabin
Duração: 122 min.
Ano: 2002
País: EUA
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Classificação: 12 anos.

Nenhum comentário: