quarta-feira, 14 de novembro de 2012

Dupla Implacável

Entretenimento. Essa é a premissa básica de muitos filmes que rolam nos cinemas ou na TV. Nada de histórias complexas, com tiradas filosóficas, técnica apuradíssima, ou atuações exemplares, dignos de premiações e destaques. O filme existe pelo simples prazer de proporcionar instantes de diversão aos seus espectadores. E Dupla Implacável se encaixa com louvor nessa situação.

O filme não tem nada de extraordinário, começando por seu roteiro, que não exige o mínimo esforço pensante. A ideia básica é a mesma de muitos filmes... o mundo está em perigo, e quem, senão um grupo de americanos, pode ser mais competente no salvamento? A partir daí, as situações mais absurdas acontecem, com direito a tiroteios intermináveis, sem que o mocinho leve um único tiro, e quando ele finalmente é acertado, na cena seguinte já está todo pimpão, pronto para a ação.

Ótimas sequências de perseguição, luta e tiroteio. Violência à flor da pele, mas sem o excesso de sangue de algumas produções. Destaque para as ótimas cenas de perseguição com carro. A fotografia do filme é caprichada, e as locações, na França, também arrasam. O filme tem a cara do produtor, Luc Besson.

Quanto ao elenco, a produção se segura basicamente nas atuações de John Travolta e Jonathan Rhys Meyers, todo o resto é coadjuvante. Meyers parece um pouco desconfortável, mas Travolta está solto, e em um papel com a sua cara. A dupla faz um bom balanço, e não decepciona.

No filme, James Reece (Jonathan Rhys Meyers) é um jovem agente da Embaixada Americana na França que se alia ao experiente espião Charlie Wax (John Travolta) para impedir um ataque terrorista em Paris.
Uma produção com nada de especial. Absurdos do cinema americano comuns, como a divisão mais do que nítida do americano herói e do vilão estrangeiro. Belas sequências de perseguição com automóvel e boas cenas de ação e luta. O filme capricha no visual, e deixa o roteiro solto, leve, com uma narrativa rápida. O elenco não decepciona, e se adapta bem à trama. Não se trata de um filme que exige muito. Ele simplesmente garante o entretenimento sem que seu espectador seja forçado a se envolver em uma história muito complexa ou tenha seu raciocínio muito exigido. Boa pedida para quem procura um filme cheio de movimento e ação, sem se preocupar com o roteiro estilo labirinto.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Pierre Morel
Elenco: John Travolta, Jonathan Rhys Meyers, Kasia Smutniak, Richard Durden, Amber Rose Revah, Bing Yin, Eric Godon
Produção: Luc Besson, India Osborne
Roteiro: Luc Besson, Adi Hasak
Fotografia: Michel Abramowicz
Trilha Sonora: David Buckley
Ano: 2010
País: França
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: PlayArte
Estúdio: Europa Corp. / M6 Films / Grive Productions / Apipoulaï
Classificação: 14 anos 

Nenhum comentário: