quarta-feira, 27 de junho de 2012

Diretora e roteirista Nora Ephron morre aos 71 anos

A diretora e roteirista norte-americana Nora Ephron morreu nesta terça-feira (26), aos 71 anos, em Nova York. Ela sofria de câncer (leucemia) e sucumbiu a uma pneumonia.

Ephron ficou conhecida principalmente por comédias românticas que escreveu para o cinema. Foi indicada três vezes ao Oscar de melhor roteiro original: por "Silkwood - O Retrato de uma Coragem" (1983), "Harry e Sally - Feitos um Para o Outro" (1989) e "Sintonia de Amor" (1993).

Ephron começou sua carreira nos anos 1960 como jornalista do New York Post. Nessa época, suas matérias fizeram parte do movimento conhecido por "New Journalism", em que o autor utiliza técnicas da ficção para narrar fatos reais.

Na década de 1970 ela reescreveu o roteiro de "Todos os Homens do Presidente" a pedido do marido, o jornalista Carl Bernstein. O roteiro não foi utilizado na versão final do filme, mas rendeu a ela seu primeiro convite para trabalhar com roteiros para a televisão.

O sucesso no cinema surgiu com "Harry e Sally - Feitos um Para o Outro", no quel seu roteiro foi dirigido por Rob Reiner e estrelado por Billy Crystal e Meg Ryan. Em seu primeiro sucesso como diretora, Sintonia de Amor", Ephron escalou Meg Ryan e Tom Hanks nos papeis principais.

O filme sedimentou a carreira de Ephron como autoridade em comédias românticas. Posteriormente, ela assinou os sucessos "Michael - Anjo e Sedutor" (1996), com John Travolta, e "Mensagem Para Você" (1998), repetindo a parceria com Ryan e Hanks.

Seu último trabalho como diretora e roteirista foi "Julie & Julia", filme de 2009 estrelado por Meryl Streep e Amy Adams. Ephron vivia em Nova York com seu terceiro marido, o também roteirista Nicholas Pileggi.

Garganta Profunda

Por muitos anos o nome de Nora Ephron esteve relacionado às possíveis identidades reais do Garganta Profunda, informante que entregou aos aos jornalistas do Washington Post dados que terminaram com a queda do presidente norte-americano Richard Nixon em 1974.

O nome de Ephron entrou na lista depois que o jornalista Carl Bernstein, então marido, disse que a fonte era "um amigo". Trinta anos mais tarde foi revelado que o informante era Mark Felt, diretor do FBI.

Veja a filmografia de Nora Ephron.

"Silkwood - O Retrato de uma Coragem" (1983) - roteirista
"A Difícil Arte de Amar" (1986) - roteirista
"Harry e Sally - Feitos um Para o Outro" (1989) - roteirista e produtora
"Cookie" (1989) - roteirista e produtora executiva
"Meu Pequeno Paraíso" (1990) - roteirista e produtora executiva
"Minha Vida" (1993) - roteirista e diretora
"Sintonia de Amor" (1993) - roteirista e diretora
"Um Dia de Louco" (1994) - roteirista e diretora
"Michael - Anjo e Sedutor" (1996) - roteirista, diretora e produtora
"Só Para Mulheres" (1998) - produtora executiva
"Mensagem Para Você" (1998) - roteirista, diretora e produtora
"Linhas Cruzadas" (2000) - roteirista e produtora
"Bilhete Premiado" (2000) - diretora e produtora
"A Feiticeira" (2005) - roteirista, diretora e produtora
"Julie & Julia" (2009) - roteirista, diretora e produtora

Nenhum comentário: