quarta-feira, 4 de abril de 2012

Nanny McPhee - A babá encantada



Já escrevi neste blog a respeito da continuação de Nanny McPhee, e dos erros, comuns na grande maioria das continuações. Mas o caso deste primeiro volume é totalmente diferente. Enquanto a continuação se confunde e não sabe qual tipo de espectador deve alcançar, Nanny McPhee é um filme pra todos os públicos. Obviamente é uma produção voltada ao público infantil, com todas as características de um filme infantil, mas consegue satisfazer e emocionar também o público mais veterano.

O elenco, liderado por Emma Thompson e Colin Firth funciona muito bem. As crianças, todas filhas de Colin, fazem seu papel de levadas no melhor estilo. O grupo de estrelas britânicas agrada e contribui para o desenrolar da história.

O roteiro é um caso à parte. Uma mistura de Mary Poppins com Uma Babá Quase Perfeita, e mais umas outras duas ou três produções, se você prestar bastante atenção. Mas isso não enfraquece a trama. Com suas cores, por vezes exageradas, elementos ligados ao universo infantil, o filme vai bem e sua história é bastante agradável. Não se perde com detalhes desnecessários e cumpre bem sua proposta de entreter.

No filme, os sete filhos do dedicado sr. Brown (Colin Firth) podem ser as crianças mais malcriadas na história do mundo. A mãe deles morreu há apenas um ano e a imperiosa Tia Adelaide (Angela Lansbury), que complementa o salário que ele tira da funerária, ameaça cortar a pensão à família se o sr. Brown não se casar dentro de um mês. Suas dívidas o jogariam na prisão e o destino das crianças seria inimaginável. O pai opta por não lhes contar a verdade, mas, quando as crianças descobrem, acham que seu pai não gosta o bastante delas para contar que logo terão uma madrasta. Como resultado, seus comportamentos pioram e elas conseguem pôr a 17a babá para correr. O sr. Brown vive ouvindo que a pessoa que seus filhos precisam é alguém chamada babá McPhee (Emma Thompson), mas ele não tem idéia de quem ela seja nem de como achá-la. Certa noite, aparece na porta da frente a lendária babá McPhee, uma pequena mulher comicamente feia e austera. Mas uma batida da bengala mágica da babá McPhee muda tudo e as crianças percebem que toda a "arte" que fizerem será usada contra elas, pois parece que a misteriosa babá gosta de fazê-las provar o gosto de seu próprio remédio.

Uma produção deliciosa, com ar de filme infantil, mas com história bem elaborada que consegue atrair todos os tipos de público. O elenco é bastante agradável e contribui para o desenrolar da história. Filme bastante colorido, divertido na medida certa, sério na medida certa. Entretenimento para toda a família. Bom filme para a sessão de vídeo da tarde de sábado.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Kirk Jones
Elenco: Emma Thompson, Colin Firth, Kelly Macdonald, Celia Imrie, Derek Jacobi, Patrick Barlow, Imelda Staunton, Thomas Sangster, Angela Lansbury.
Produção: Tim Bevan, Lindsay Doran, Eric Fellner, Debra Hayward
Roteiro: Emma Thompson, baseado em romances de Christianna Brand
Fotografia: Henry Braham
Trilha Sonora: Patrick Doyle
Duração: 97 min.
Ano: 2005
País: Reino Unido
Gênero: Comédia
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: Universal Pictures
Classificação: Livre

Nenhum comentário: