segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Rio



Rio é um filme impecável. Visual maravilhoso. Colorido. Técnicamente, é uma produção chamativa, que tem tudo para agradar a molecada e os marmanjos. Os personagens têm bastante apelo, e são igualmente bonitos, e até mesmo divertidos. Acho que poderiam ser mais explorados, como o hilário cachorrão, que salva a pátria em vários momentos, mas no geral são personagens bastante fortes.

No entanto, é na história que a coisa perde um pouco a sua força. O filme serve bem ao propósito de divulgar o Rio de Janeiro. Seu apelo comercial, antecedendo a Copa e as Olimpíadas que ocorrerão no Brasil, é gritante. Mesmo tentando se distanciar, fica difícil não perceber. As músicas, a maioria delas produzida especialmente para o filme, são direcionadas para valorizar aspectos comerciais.

Sei que isso pode incomodar muitas pessoas, e não quero dizer que por causa disso o filme seja ruim. Apenas imagino que alguns desses elementos poderiam ser minimizados. Todos nós já sabemos que o Brasil é o país do futebol, do samba e das mulheres nas praias. Lá fora também sabem disso. São símbolos culturais, do nosso povo. E o filme retoma tudo isso, de novo. E não é com a intenção de apresentar esses elementos para outros países.

Até porque, o Rio de Janeiro não é a selva que mostram no filme, e a Arara Azul não é um animal típico de lá, muito menos as cacatuas. Outro ponto delicado é o do roubo dos animais, ou mesmo o assalto promovido pelos macaquinhos. Ok, o contrabando de animais é um problema sério. E os macaquinhos realmente costumam se encantar com certos objetos, e os levam embora, ou até promovem trocas. Mas levar todo o ouro de turistas, não é o tipo de coisa que eu acho conveniente mostrar em um filme que trata o nosso país. Problemas existem? É claro, mas em uma animação, não precisaria ser o foco da trama.

No filme, Blu (voz original de Jesse Eisenberg) é uma arara domesticada que nunca aprendeu a voar e tem uma vida tranquila e confortável ao lado de Linda (Anne Hathaway), sua dona e melhor amiga em Minnesota, Estados Unidos. Linda é surpreendida com a visita de Túlio (Rodrigo Santoro), que conta da necessidade de Blu ir ao Rio de Janeiro e se reproduzir com a única fêmea restante da espécie. Começa, então, a aventura pela Cidade Maravilhosa em pleno Carnaval.

Uma animação maravilhosa, com ótimo visual, belíssima técnica, excelentes personagens, mas que deixa um pouco a desejar em seu roteiro. Não é nada grave, que tire todo o valor da produção, mas que derrapa em algumas passagens que poderiam valorizar ainda mais aspectos culturais brasileiros. Mesmo que não seja um filme com apelo mais comercial (o que eu não acredito), eu ficaria mais com elementos que apontassem a característica alegre e festiva do povo. Ainda assim, uma grande pedida para a criançada e para os adultos. Difícil não se espantar, e se encantar, com o nível de detalhes do sambódromo ou da dança das aves.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Carlos Saldanha
Elenco: Vozes de Anne Hathaway, Rodrigo Santoro, Jammie Fox, Jesse Eisenberg, George Lopez, Jake T. Austin, Carlos Ponce, Kate del Castillo, Bernardo de Paula
Produção: Bruce Anderson John C. Donkin
Roteiro: Don Rhymer, Joshua Sternin, Jeffrey Ventimilia, Sam Harper, Carlos Saldanha, Earl Richey Jones, Todd Jones
Fotografia: Renato Falcão
Trilha Sonora: John Powell
Duração: 105 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Blue Sky Studios / Twentieth Century Fox Animation
Classificação: Livre

Nenhum comentário: