sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Dúvida



Dúvida é daqueles filmes fortes, de trama pesada e repleta de labirintos. Uma produção inteligente, com uma história que provoca a reflexão do espectador e, mais do que isso, até mesmo a revisão de seus conceitos.

Não é daqueles dramas feitos pra chorar. Trata um assunto muito delicado, e consegue colocar o espectador na posição de juíz, daquele que acusa junto, mas que por fim, pode não acreditar na própria decisão. É esse o principal conceito de Dúvida, no teor mais profundo da palavra. A ideia de poder julgar alguém, mas mesmo assim, não ter a certeza de que a decisão será a mais acertada.

Meryl Streep e Philip Seymour Hoffman estão fantásticos. Belíssimas atuações, com personagens muito bem identificados e com partes bem determinantes na trama. Diálogos inteligentes e que enriquecem a história completam com primor esse ótimo roteiro.

Apesar de ser um filme mais focado na disputa de seus protagonistas, tem um visual muito bonito. Bela fotografia, com boas seleções de cena. Esse detalhe consegue ficar em terceiro plano.

A história é ambientada no ano de 1964, em uma escola católica no Bronx (Nova York), onde a diretora (Meryl Streep) é uma dura freira que acusa publicamente de pedofilia um padre popular (Philip Seymour Hoffman). O filme aborda as questões de religião, autoridade e moralidade.

Um filme forte, inteligente, que trata um assunto atual de maneira voraz. Apesar de ter um ritmo mais lento e estar repleto de diálogos, não chega a ser cansativo. O excelente elenco e a ótima trama seguram com firmeza o filme do começo ao fim. Excelente pedida para quem procura um drama de altíssima qualidade. A produção provoca boas reflexões.

FICHA TÉCNICA
Diretor: John Patrick Shanley
Elenco: Meryl Streep, Philip Seymour Hoffman, Amy Adams, Viola Davis, Lloyd Clay Brown, Joseph Foster, Bridget Megan Clark, Lydia Jordan, Paulie Litt, Matthew Marvin, Evan Lewis
Produção: Scott Rudin
Roteiro: John Patrick Shanley, baseado em peça de sua própria autoria
Fotografia: Roger Deakins
Duração: 105 min.
Ano: 2008
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Buena Vista Pictures
Estúdio: Scott Rudin Productions
Classificação: 12 anos

Nenhum comentário: