quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Agenda cheia no início de 2011

Por Sérgio Rizzo, em 28/12/2010, no link http://cinema.yahoo.net/coluna/titulo/agenda-cheia-no-in-cio-de-2011/id/19

No primeiro trimestre do ano, o calendário do mercado cinematográfico é habitualmente congestionado pelos filmes de férias (ou seja, dirigidos a crianças e famílias) e pelos candidatos ao Oscar, cuja cerimônia de entrega será realizada em 27 de fevereiro. Confira abaixo algumas das principais atrações nos cinemas do Brasil de janeiro a março, com as respectivas datas de lançamento anunciadas pelas distribuidoras (e que ainda podem sofrer alterações):

Janeiro

O argelino “Fora da Lei”, de Rachid Bouchareb (“Dias de Glória”, “London River – Destinos Cruzados”), e o italiano “O Primeiro que Disse”, de Ferzan Ozpetek (“A Janela da Frente”), abrem o ano, com estreia no próximo sábado. No dia 7, entram em cartaz os novos filmes de Clint Eastwood (“Além da Vida”, com Matt Damon) e de Tony Scott (“Incontrolável”, com Denzel Washington), e retorna um par de antagonistas bem conhecido, Robert De Niro e Ben Stiller, que revivem suas diferenças em “Entrando numa Fria Maior Ainda com a Família”.

Lembra-se do alemão “A Vida dos Outros”, Oscar de melhor filme estrangeiro? No dia 14, estreia o mais recente filme de seu diretor, Florian Henckel von Donnersmarck: “O Turista”, com uma dupla estelar, Johnny Depp e Angelina Jolie. “As Viagens de Gulliver”, com Jack Black, também entra em cartaz no dia 14. Na semana seguinte, é a vez de “Biutiful”, de Alejandro González Iñárritu (“Babel”), com Javier Bardem, e de “Bravura Indômita”, dos irmãos Coen, com Jeff Bridges, Matt Damon e Josh Brolin.

Na última sexta-feira do mês, os destaques são “Amor e Outras Drogas”, com Anne Hathaway e Jake Gyllenhaal; “Deixe-me Entrar”, a refilmagem norte-americana do sueco “Deixe Ela Entrar”, com vampiros adolescentes; “Jogo de Poder”, com Sean Penn e Naomi Watts; “Um Lugar Qualquer”, que valeu a Sofia Coppola (“Encontros e Desencontros”) o Leão de Ouro no Festival de Veneza; e o nacional “Malu de Bicicleta”, baseado em romance de Marcelo Rubens Paiva, com Fernanda Freitas e Marcello Serrado.

Além de “Gulliver”, os programas para a família em janeiro incluem “Zé Colmeia – O Filme”, com Dan Aykroyd e Justin Timberlake (dia 21), e três animações: “Enrolados”, a fábula de Rapunzel em versão da Disney (dia 7); o belga “As Aventuras de Sammy”, sobre uma tartaruga marinha em viagem pelo planeta; e o nacional “Brasil Animado 3D”, de Mariana Caltabiano, que traz os personagens Stress e Relax (ambos no dia 21).

Fevereiro

Um dos candidatos ao Oscar, o drama “O Discurso do Rei”, de Tom Hooper (“Sombras do Passado”, “Maldito Futebol Clube”), com Colin Firth e Helena Bonham Carter, entra em cartaz no dia 4, junto com a animação francesa “O Mágico”, de Sylvain Chomet (“As Bicicletas de Belleville”).

Na semana seguinte, estreiam outros filmes que devem participar da corrida aos prêmios da Academia de Hollywood: “Cisne Negro”, de Darren Aronofsky (“Réquiem para um Sonho”, “O Lutador”), com Natalie Portman e Winona Ryder; “Caminho da Liberdade”, de Peter Weir (“Mestre dos Mares”), com Colin Farrell e Ed Harris; e “O Vencedor”, de David O. Russell (“Três Reis”, “Huckabees – A Vida é uma Comédia”), com Farrell e Stephen Rea.

“O Besouro Verde”, de Michel Gondry (“Brilho Eterno de uma Mente sem Lembranças”), e “127 Horas”, de Danny Boyle (“Quem Quer Ser um Milionário?”), estão previstos para o dia 18. O francês “Sobre Homens e Deuses”, de Xavier Beauvois, e a comédia “Sexo sem Compromisso”, de Ivan Reitman (“Os Caça-fantasmas”), com Natalie Portman e Ashton Kutcher, entram em cartaz no dia 25.

“Bruna Surfistinha – O Doce Veneno do Escorpião”, com Deborah Secco (dia 25), é a maior promessa de bilheteria no cardápio de nacionais do mês, que tem ainda a comédia “Qualquer Gato Vira-lata”, com Cléo Pires (dia 11), e os documentários “O Samba que Mora em Mim”, sobre a Estação Primeira da Mangueira, e “Sequestro”, sobre as atividades da divisão anti-sequestro de São Paulo (ambos no dia 4).

Março

Desta vez, comecemos pelos nacionais. O infantil “Uma Professora Muito Maluquinha”, com Chico Anysio, abre o mês, no dia 4. A comédia “Família Vende Tudo”, de Alain Fresnot (“Desmundo”), com Luana Piovani e Lima Duarte, e o documentário “VIPs – Histórias Reais de um Mentiroso”, de Mariana Caltabiano, têm estreia marcada para 11 de março.
Na semana seguinte, entra em cartaz o drama “Bróder”, de Jeferson De, com Caio Blat, Jonathan Haagensen e Silvio Guindane. A ficção “VIPs”, sobre o mesmo personagem do documentário de Caltabiano, interpretado por Wagner Moura, estreia no dia 25. Dois documentários musicais também estão na agenda do mês: “Raul Seixas – O Início, o Fim e o Meio” (dia 4) e “Mamonas pra Sempre!” (ainda sem data).

Dos EUA, vêm quatro comédias: “Como Você Sabe”, de James L. Brooks (diretor de “Nos Bastidores da Notícia” e produtor do seriado “Os Simpsons”), com Owen Wilson, Reese Witherspoon e Jack Nicholson (dia 4); “Vovó… Zona 3″, com Martin Lawrence (também no dia 4); “Passe Livre”, dos irmãos Farrelly (“Debi & Lóide”, “Quem Vai Ficar com Mary?”), com Christina Applegate e Owen Wilson (dia 11); e “Uma Manhã Gloriosa”, de Roger Michell (“Um Lugar Chamado Notting Hill”), com Harrison Ford e Rachel McAdams (dia 18).

Da Europa, os lançamentos do mês incluem filmes de prestígio: no dia 4, o francês “Turnê”, dirigido pelo ator Mathieu Amalric (“O Escafandro e a Borboleta”), o espanhol “Lope”, dirigido pelo brasileiro Andrucha Waddington (“Eu Tu Eles”, “Casa de Areia”), e o dinamarquês “Em um Mundo Melhor”, de Susanne Bier (“Depois do Casamento”); no dia 18, o inglês “Não me Abandone Jamais”, de Mark Romanek (“Retratos de uma Obsessão”), baseado em romance de Kazuo Ishiguro.

E, se você tem filha adolescente, prepare-se: no dia 25, estreia o documentário “Justin Bieber: Never Say Never”, com o próprio e Miley Cyrus (“Hannah Montana”). Em 3D.

Nenhum comentário: