quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Substituindo tudo e todos


Você gosta de filmes de ficção científica? Se você respondeu sim, Substitutos é uma boa pedida. Seu jeitão metido a Blade Runner, com aquela atmosfera futurística, aquela sensação de gigantesco avanço tecnológico. Capaz de substituir humanos por robôs (daí o nome do filme), numa sociedade transformada, cujo valor (e vontade) foi reduzido ao de meros coadjuvantes. Essa é a linha principal desta produção.

Ao mesmo tempo, e também servindo para aqueles que disseram não gostar de filmes de ficção, as doses de ação são bem servidas. Efeitos especiais que não empolgam, mas servem, e uma combinação de atuações opacas (mesmo Bruce Willis), que não alteram em nada a dinâmica da coisa toda.

O filme se passa num futuro no qual os homens vivem isolados e se comunicam por meio de robôs, dois agentes do FBI, Greer (Bruce Willis) e Peters (Radha Mitchell), investigam o assassinato misterioso de um estudante. O crime está ligado ao homem que ajudou a criar os Surrogates, cópias robóticas de seres humanos.

Não é um filme fantástico. Creio ser apenas regular. Uma narração lenta, por vezes cansativa. Uma história com um roteiro que até atrai, mas não empolga. Enfim, uma produção que não é pedida certa, mas que vale alguns momentos de diversão sem reflexão.

FICHA TÉCNICA
Diretor: Jonathan Mostow
Elenco: Bruce Willis, Ving Rhames, Rosamund Pike, Radha Mitchell, Rosamund Pike, Michael Cudlitz, Helena Mattson.
Produção: Max Handelman, David Hoberman, Todd Lieberman
Roteiro: Michael Ferris, John D. Brancato, baseado na graphic novel de Robert Venditti e Brett Weldele
Fotografia: Oliver Wood
Trilha Sonora: Richard Marvin
Duração: 104 min.
Ano: 2009
País: EUA
Gênero: Ficção Científica
Cor: Colorido
Distribuidora: Buena Vista
Estúdio: Mandeville Films / Road Rebel / Touchstone Pictures
Classificação: 14 anos

Nenhum comentário: