terça-feira, 3 de agosto de 2010

Disney vende a Miramax por US$ 660 milhões


A Disney vendeu os estúdios Miramax por US$ 660 milhões para o consórcio Filmyard Holdings, em uma transação que inclui os direitos de centenas de filmes e muitos títulos premiados com o Oscar.
A Walt Disney Company anunciou a venda nesta sexta-feira, dizendo esperar que o negócio seja concluído até o fim do ano, após aprovação do órgão regulador.A venda dá ao grupo de investidores direitos sobre mais de 700 filmes, incluindo "Chicago," "Shakespeare apaixonado" e "Onde os fracos não têm vez". O acordo também inclui produtos derivados, como livros e projetos ainda em desenvolvimento.
A Miramax ganhou notoriedade pela produção de filmes com baixo orçamento e bom desempenho nas bilheterias, o que despertou o interesse da Disney.
O anúncio põe fim a semanas de especulação sobre o destino da Miramax, fundada pelos irmãos Bob e Harvey Weinstein em 1979 e que haviam mostrado interesse em readquirir os estúdios depois de tê-los vendidos à Disney em 1993.
A venda da produtora acontece por motivos financeiros. Apesar de produzir filmes "de prestígio" como Dúvida, a Miramax de hoje, sem os Weinstein (que brigaram com a Disney e saíram em 2005 para fundar a companhia que leva o nome dos irmãos), não atingiu recentemente o sucesso comercial de filmes como Pulp Fiction - justamente a época gloriosa dos Weinstein junto ao Oscar, na segunda metade dos anos 90.

Segundo o comunicado oficial, a Miramax não condiz mais com a estratégia de mercado da Disney, que pretende se concentrar em grandes lançamentos sob as marcas Disney, Pixar e Marvel, além de propriedades franqueadas como Piratas do Caribe.

Bob e Harvey Weinstein tentaram levantar dinheiro para recomprar a Miramax - o nome é uma homenagem aos seus pais, Miriam e Max - mas não conseguiram bater a proposta da Filmyard Holdings. O acordo será oficializado entre setembro e o fim deste ano.

Nenhum comentário: