quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

Intocáveis

256756Procurando um filme realmente fantástico? Então encontrou. Intocáveis é fora de série. Uma produção emocionante, comovente, valorosa, deliciosa, simplemente maravilhosa.

Esta produção francesa tem tudo para cair nas graças do seu espectador. Trata assuntos delicados, mas sem focar somente nisso. Sua história vai além. É rica. É inspiradora. Serve de lição para o mundo tão bagunçado no qual vivemos.

A fotografia é fantástica. Marca do cinema francês. A seleção musical igualmente grandiosa. O filme, de início, segue um ritmo inverso, mas logo retoma sua sequência, sem bagunçar a atenção. A narrativa é outro destaque positivo.

Mas nada se compara às atuações de François Cluzet e Omar Sy. Dois monstros que dividem a tela quase o tempo todo. A história  se prende à atuação desses fantásticos atores, que dão muito valor à trama.

Difícil não destacar o roteiro e sua história muito bem escrita e desenvolvida. Suas várias mensagens de fundo fazem o filme se desenrolar de uma maneira tão graciosa e envolvente, que é difícil não se sentir atraído por tudo o que passa na tela.

No filme, Philippe (François Cluzet) é um aristocrata rico que, após sofrer um grave acidente, fica tetraplégico. Precisando de um assistente, ele decide contratar Driss (Omar Sy), um jovem problemático. De início, eles enfrentam vários problemas, já que ambos têm temperamento forte, mas aos poucos passam a aprender um com o outro.
Um filme para assistir, e repetir muitas vezes. Deliciosa, sua história segue tratando os dramas pessoais de seus personagens, mas consegue fazer humor e oferecer até um pouco de aventura. O filme segue um ritmo delicioso, sem se prender a detalhes desnecessários ou investir em momentos exageradamente emotivos. Envolve seu espectador de uma maneira surpreendente, oferecendo entretenimento de altíssimo nível. Simplesmente maravilhoso!! Uma grande produção.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Olivier Nakache, Eric Toledano
Elenco: François Cluzet, Omar Sy, Anne Le Ny, Audrey Fleurot, Clotilde Mollet, Alba Gaïa Kraghede Bellugi, Cyrril Mendy, Christian Ameri
Produção: Nicolas Duval-Adassovsky, Laurent Zeitoun, Yann Zenou
Roteiro: Olivier Nakache, Eric Toledano
Fotografia: Mathieu Vadepied
Trilha Sonora: Ludovico Einaudi
Duração: 112 min.
Ano: 2011
País: França
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Califórnia Filmes
Estúdio: Chaocorp / Gaumont / TF1 Films Production / Quad Productions
Classificação: 14 anos

quarta-feira, 27 de fevereiro de 2013

Argo

264589Não à toa, o filme vencedor do Oscar 2013 é, de verdade, um filme bastante diferenciado. Daqueles que fizeram por merecer sua premiação e, mais do que isso, daqueles que se destaca entre seus concorrentes. Pra ser honesto, havia tempos que eu não via uma seleção tão razoável de filmes indicados ao Oscar. Todos lutando de igual pra igual, e todos merecendo levar o "caneco".

Argo não é fantástico. Mas faz o suficiente para conseguir a atenção de seu espectador do começo ao fim. Misturando refilmagens de momentos históricos reais e novas passagens, o filme conta com detalhes um impressionante acontecimento da época da guerra fria. Essa inserção de elementos reais à trama são extras importantes.

Nesse ponto, a parte técnica é fora de série. Parece mesmo que você está de volta ao fim dos anos 1970, e todos esses elementos ajudam a prender ainda mais a atenção e colaboram para o desenrolar da história. Ponto positivo para a fotografia do filme.

Outro ponto positivo é a direção do filme. A falta de Ben Affleck entre os indicados ao prêmio de melhor diretor foi muito discutida, mas é mais um daqueles momentos questionáveis da seleção da Academia. Se eles erraram? Creio que sim. A direção de Argo faz toda a diferença. O ritmo da narrativa, o andamento do filme, sua sequência, enfim, toda a parte realmente importante da história parecem ter sido pensada com muito cuidado. Isso deixa bem evidente a marca de seu diretor.

O elenco de Argo também é bastante diferenciado. Liderados pos Ben Affleck, que também aparece à frente das câmeras, o conjunto de atores e atrizes dá bastante credibilidade aos personagens e acrescentam importante valor à trama.

O filme conta que em 1979, durante crise política iraniana, Tony Mendez (Ben Affleck), especialista em disfarces, é recrutado pela CIA para resgatar seis norte-americanos, refugiados na casa do embaixador canadense em Teerã. Para a missão, Mendez e um maquiador de Hollywood criam um falso filme para tentar tirá-los do país.

A trama polítiva parece cansativa, mas não é o que acontece. O filme segue em um ritmo alucinante prendendo a atenção de seu espectador (além de mantê-lo acordado). Em certos momentos do filme é comum você se ver torcendo para algo dar certo, e com isso, se torcer em sua poltrona. De fato, uma produção bastante cuidadosa e realmente interessada em contar uma história inteligente, sem se prender em detalhes desnecessários. Mesmo que você seja daqueles que não curtem muito a seleção ou os vencedores do Oscar, Argo merece sua atenção. É um filme que vai além do entretenimento. Pra assistir e, se bobear, até repetir.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Ben Affleck
Elenco: Bryan Cranston, Ben Affleck, John Goodman, Taylor Schilling, Kyle Chandler, Alan Arkin, Tate Donovan, Clea DuVall, Adrienne Barbeau, Rory Cochrane, Kerry Bishé, Richard Kind, Titus Welliver, Michael Parks, Zeljko Ivanek, Chris Messina, Michael Cassidy, Barry Livingston, Keith Szarabajka, Scoot McNairy, Tom Lenk, Nelson Franklin, Omid Abtahi, Scott Elrod, Larry Sullivan, Jamie McShane, Tehmina Sunny, Nancy Stelle, Eli Jane, Christopher Stanley, Clark Gilmer, Scott Anthony Leet, Christopher Denham, David Sullivan, Ashley Wood, Bill Tangradi, Randy Oglesby, Yan Feldman, Lindsey Ginter, Annie Little, Ray Porter, Matt Nolan, Rafi Pitts, Roman Mitichyan, Page Leong, Mark Rhino Smith, Elena Kolpachikova, Alex Schemmer, Sheila Vand, J.R. Cacia, Ryan Ahern, BobbyNaderi, Rob Brownstein, YuriySardarov, Fahim Fazli, Bill Blair, Bill Kalmenson, Kelly Curran, Sepideh Haftgoli, Hans Tester, Jerald Garner, Jean Carol, Hamzah Saman, Eric Scott Cooper, Teemaree, Jennifer Christopher, Danilo Di Julio, Alison Fiori, Fanshen Cox, Diamond Nicole Landeen, Matt McVay, Farshad Farahat, Shaun Daley, Don Whatley, Aidan Sussman, Victor McCay, Ruty Rutenberg, Kristi Faye, Ken Edling, Yasmeen Yamak, Bahram Khosraviani, Daniel Hayek, Ali Saam, Dorianne Pahlavan, Gabriel Aslan, Lucas N. Hall, Michael Laren, Michael Woolston, Jon Woodward Kirby, Stephen J. Lattanzi, Allegra Carpenter, Matthew Landon, Michael Blumenstock, Sam Sheikholeslami, Gerry Rand, Armin Nasseri, Michael Lovern
Produção: George Clooney, Grant Heslov, David Klawans
Roteiro: Chris Terrio
Fotografia: Rodrigo Prieto
Duração: 120 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Warner Bros.
Estúdio: GK Films / Smoke House / Warner Bros. Pictures
Classificação: 14 anos

terça-feira, 26 de fevereiro de 2013

Framboesa de Ouro 2013



O Framboesa de Ouro, prêmio que aponta os piores filmes do ano, divulgou a sua lista de "vencedores" na edição de 2013. O último filme da Saga Crepúsculo, Amanhecer - Parte 2, foi o grande nome da noite, sendo escolhido em sete categorias.

Confira os vencedores do Framboesa de Ouro 2013 (em negrito):

Pior Filme

 Battleship - A Batalha dos Mares
 The Oogieloves in Big Balloon Adventure
 Este é o Meu Garoto
 As Mil Palavras
 A Saga Crepúsculo: Amanhecer - Parte 2

Pior diretor

 Sean Anders - Este é o Meu Garoto
 Peter Berg - Battleship - A Batalha dos Mares
 Bill Condon - A Saga Crepúsculo - Parte 2
 Tyler Perry - Good Deeds e Madea's Witness Protection
 John Putch - Atlas Shrugged: Part II

Pior Atriz

 Katherine Heigl - Como Agarrar meu Ex-Namorado
 Milla Jovovich - Resident Evil 5: Retribuição
 Tyler Perry - Madea's Witness Protection
 Kristen Stewart - Amanhecer - Parte 2 / Branca de Neve e o Caçador
 Barbra Streisand - The Guilt Trip

Pior Ator

 Nicolas Cage - Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança e O Pacto
 Eddie Murphy - As Mil Palavras
 Robert Pattinson - Amanhecer - Parte 2
 Tyler Perry - A Sombra do Inimigo e Good Deeds
 Adam Sandler - Este é o Meu Garoto

Pior Atriz Coadjuvante

 Jessica Biel - Playing For Keeps / O Vingador do Futuro
 Brooklyn Decker - Battleship - A Batalha dos Mares e O Que Esperar Quando Você Está Esperando
 Ashley Greene - Amanhecer - Parte 2
 Jennifer Lopez - O Que Esperar Quando Você Está Esperando
 Rihanna - Battleship - A Batalha dos Mares

Pior Ator Coadjuvante

 David Hasselhoff - Piranha 3-DD
 Taylor Lautner - Amanhecer - Parte 2
 Liam Neeson - Battleship e Fúria de Titãs 2
 Nick Swardson - Este é o Meu Garoto
 Vanilla Ice - Este é o Meu Garoto

Pior Elenco

 Battleship - A Batalha dos Mares
 The Oogieloves in Big Balloon Adventure
 Este é o Meu Garoto
 Amanhecer - Parte 2
 Madea's Witness Protection

Pior Roteiro

 Atlas Shrugged Part II
 Battleship - A Batalha dos Mares
 Este é o Meu Garoto
 As Mil Palavras
 Amanhecer - Parte 2

Pior Remake, Cópia ou Sequência

 Motoqueiro Fantasma: Espírito de Vingança
 Piranha 3-DD
 Amanhecer Violento
 Amanhecer - Parte 2
 Madea's Witness Protection

Pior Dupla

 Qualquer dupla de Jersey Shore em Os Três Patetas
 Mackenzie Foy e Taylor Lautner em Amanhecer - Parte 2
 Robert Pattinson e Kristen Stewart em Amanhecer - Parte 2
 Tyler Perry e seu disfarce em Madea's Witness Protection
 Adam Sandler e Andy Samberg, Leighton Meester ou Susan Sarandon em Este é o Meu Garoto

segunda-feira, 25 de fevereiro de 2013

Conheça os vencedores do Oscar 2013

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas entregou os prêmios Oscar 2013 para os melhores filmes do ano passado. Em uma noite sem grandes vencedores, As Aventuras de Pi ficou com quatro estatuetas, incluindo Melhor Diretor. Argo venceu em três categorias, incluindo Melhor Roteiro Adaptado e Melhor Filme.

Conheça os vencedores (em negrito):

Melhor filme

 •Argo •Django Livre
 •As Aventuras de Pi
 •Lincoln
 •A Hora Mais Escura
 •Os Miseráveis
 •O Lado Bom da Vida
 •Indomável Sonhadora
 •Amor

Melhor ator

•Daniel Day-Lewis - Lincoln
 •Joaquin Phoenix - O Mestre
 •Denzel Washington - O Voo
 •Bradley Cooper - O Lado Bom da Vida
 •Hugh Jackman - Os Miseráveis

Melhor atriz

•Jessica Chastain -A Hora Mais Escura
 •Naomi Watts - O Impossível
 •Jennifer Lawrence - O Lado Bom da Vida
 •Emmanuellle Riva -Amor
 •Quvenzhané Wallis - Indomável Sonhadora

Melhor ator coadjuvante

 •Alan Arkin - Argo
 •Philip Seymour Hoffman - O Mestre
 •Tommy Lee Jones - Lincoln
 •Christoph Waltz - Django Livre
 •Robert De Niro - O Lado Bom da Vida

Melhor atriz coadjuvante

 •Amy Adams - O Mestre
 •Sally Field - Lincoln
 •Anne Hathaway - Os Miseráveis
 •Helen Hunt - As Sessões
 •Jacki Weaver - O Lado Bom da Vida

Melhor diretor

 •Ang Lee - As Aventuras de Pi
 •Steven Spielberg - Lincoln
 •Michael Haneke - Amor
 •David O. Russell - O Lado Bom da Vida
 •Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora

Melhor roteiro original

 •Mark Boal - A Hora Mais Escura
 •Quentin Tarantino - Django Livre
 •Michael Haneke - Amor
 •Wes Anderson, Roman Coppola - Moonrise Kingdom
 • John Gatins - O Voo

Melhor roteiro adaptado

 •Chris Terrio - Argo
 •Lucy Alibar, Benh Zeitlin - Indomável Sonhadora
 •David Magee - As Aventuras de Pi
 •Tony Kushner - Lincoln
 •David O. Russell - O Lado Bom da Vida

Melhor filme em lingua estrangeira

 •Amor (Áustria)
 •O Amante da Rainha (Dinamarca)
 •Kon-Tiki (Noruega)
 •No (Chile)
 •War Witch (Canadá)

Melhor longa animado

 •Valente
 •Frankenweenie
 •Detona Ralph
 •ParaNorman
 •Piratas Pirados!

Melhor trilha sonora original

 •Dario Marianelli - Anna Karenina
 •Alexandre Desplat - Argo
 •Mychael Danna - As Aventuras de Pi
 •John Williams - Lincoln
 •Thomas Newman - 007 - Operação Skyfall

Melhor canção original

 •"Before My Time" - Chasing Ice
 •"Everybody Needs A Best Friend" - Ted
 •"Pi's Lullaby" - As Aventuras de Pi
 •"Skyfall"- 007 - Operação Skyfall
 •"Suddenly" - Os Miseráveis

Melhores efeitos visuais

 •O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
 •As Aventuras de Pi
•Os Vingadores
 •Prometheus
 •Branca de Neve e o Caçador

Melhor maquiagem

 •Hitchcock
 •O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
 •Os Miseráveis

Melhor fotografia

 •Anna Karenina
 •Django Livre
 •As Aventuras de Pi
 •Lincoln
 •007 - Operação Skyfall

Melhor figurino

 •Anna Karenina
 •Os Miseráveis
 •Lincoln
 •Espelho, Espelho Meu
 •Branca de Neve e o Caçador

Melhor direção de arte

 •Anna Karenina
 •O Hobbit: Uma Jornada Inesperada
 •Os Miseráveis
 •As Aventuras de Pi
 •Lincoln

Melhor documentário

 •5 Broken Cameras
 •The Gatekeepers
 •How to Survive a Plague
 •The Invisible War
 •Searching for Sugar Man

Melhor documentário em curta-metragem

 •Inocente
 •Kings Point
 •Mondays at Racine
 •Open Heart
 •Redemption

Melhor montagem

 •Argo
 •As Aventuras de Pi
 •Lincoln
 • O Lado Bom da Vida
 •A Hora Mais Escura

Melhor curta

 •Asad
 •Buzkashi Boys
 •Curfew
 •Death of a Shadow (Dood van een Schaduw)
 •Henry

Melhor curta animado

 •Adam and Dog
 •Fresh Guacamole
 •Head over Heels
 •Maggie Simpson in "The Longest Daycare"
 •Paperman

Melhor edição de som

 •Argo
 •Django Livre
 •As Aventuras de Pi
 •007 - Operação Skyfall
 •A Hora Mais Escura

Melhor mixagem de som

 •Argo
 •Os Miseráveis
 •As Aventuras de Pi
 •Lincoln
 •007 - Operação Skyfall

sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

Com ou sem Oscar, Hollywood comemora boas bilheterias em 2012

Os magnatas de Hollywood podem dar mais tapinhas nas costas do que o habitual na cerimônia do Oscar no próximo domingo (24), e não será, necessariamente, por causa das estatuetas douradas.
Os chefes dos estúdios de cinema podem se gabar de um número extraordinariamente elevado de filmes de sucesso em 2012, que elevou as vendas de ingressos pela primeira vez em três anos e interrompeu sete anos de queda livre nas vendas de DVDs e outros produtos de entretenimento em casa.

Mas eles também podem mostrar progresso crucial na sua estratégia de entretenimento em casa, downloads digitais e mídias sociais, além dos acordos de conteúdo de longo prazo lucrativos com novos participantes em cena.

Hollywood pode estar encontrando o equilíbrio certo entre fazer o que as pessoas querem ver, levar até elas de uma maneira que funcione e deixá-las compartilhar sua visão nas mídias sociais.
A indústria do cinema é um ramo cíclico que pode sofrer queda mesmo nos melhores tempos econômicos. Mas a recente onda de sucessos colocou a indústria em alta.

"Os Vingadores", uma reunião de super-heróis dos quadrinhos da Marvel lançado pela Walt Disney Co, arrecadou 623 milhões de dólares em vendas internas e foi um dos cinco filmes de 2012 cuja venda de ingressos superou 300 milhões de dólares, um recorde da indústria, de acordo com a unidade de bilheterias da Hollywood.com. O filme custou cerca de 220 milhões de dólares para ser feito.

Dois outros filmes --o primeiro Batman da Warner Brothers em quatro anos, "O Cavaleiro das Trevas Ressurge", e "Jogos Vorazes", da Lionsgate Entertainment-- superaram cada um 400 milhões de dólares, mais do que qualquer filme lançado em 2011.

Estes três filmes não receberão muita atenção da Academia no domingo e só "Os Vingadores" recebeu uma indicação, de melhores efeitos visuais. Mas, em outro sinal do ano vencedor de Hollywood, seis dos nove concorrentes a melhor filme levantaram ao menos 100 milhões de dólares cada nos cinemas dos EUA e Canadá.

James Bond também retornou de uma ausência de quatro anos e conseguiu cinco indicações ao Oscar. "Skyfall", feito em conjunto pela MGM e Sony Pictures, arrecadou 304 milhões de dólares em vendas de ingressos domésticos e 1,1 bilhão de dólares internacionalmente --mais do que qualquer um dos 24 filmes de James Bond acompanhados pelo Box Office Mojo, e quase o dobro do que o segundo filme do ranking, "Quantum of Solace", arrecadou em 2008.

"Foi um ano fantástico", disse o presidente da Universal Pictures, Adam Fogelson, cujo estúdio fez "Ted" e "Lorax", do Dr. Seuss, ambos com vendas de bilheteria de mais de 200 milhões de dólares. "Dê aos consumidores algo que seja interessante e você ainda pode fazê-los sair de suas casas."
Os cinemas dos Estados Unidos e do Canadá venderam mais de 1,3 bilhão de ingressos em 2012, um aumento de 5,3 por cento e a segunda vez em cinco anos que a venda de ingressos subiu. Isso impulsionou as bilheterias para um recorde de 10,8 bilhões de dólares, alta de quase 5,8 por cento.
 

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Bad Ass: Acima da Lei

273111Ah... o que seria de nós sem o puro entretenimento? nada de firulas gráficas sofisticadas, nada de elenco estrelado, nada de roteiros complexos, baseados ou não em histórias reais, somente ação, porradas ao vento, perseguições sem sentido, e a sensação de divertimento total, sem nenhum envolvimento com a trama da tela. É nesse sentido que segue Bad Ass: Acima da Lei.

O filme investe pesado no climão de ação. Sem uma história muito complexa por trás. E nesse sentido, faz com que seu principal pilar seja o elenco, liderado pelo tão na moda Danny Trejo ("astro" de Machete e vilão de tantos outros). O resto é figurante de grife.

Não existem efeitos visuais deslumbrantes, nada de efeitos especiais e maquiagem assustadora. Até mesmo a trilha, teima em ser repetitiva, toda vez que o herói aparece toca sua vinhetinha de Bad Ass. Mas nem por isso o filme perde em qualidade. Óbvio que não se trata de uma produção fantástica, mas que entrega ao espectador uma dose exata de bom entretenimento.

No filme, o herói da Guerra do Vietnã, Frank Vega (Danny Trejo) volta para casa esquecido pela sociedade. Sem emprego e após sua namorada o deixar, ele não tem grandes perspectivas de vida até se envolver em incidente em um ônibus e se tornar um verdadeiro herói popular. Mas sua sorte vira quando seu melhor amigo é assassinado e a polícia não faz nada a respeito.

Alguns conhecidos apontaram semelhanças a filmes e seriados dos anos 1980, no estilo Dirty Harry, daqueles em que a ação valia muito mais do que uma história bonitinha. Pior (ou melhor) é que em Bad Ass, ainda rola uma história pano de fundo, com direito a romance e uma dose mais família. Não se trata de um filme que apela para um visual moderninho e cheio de firulas. É uma produção que coloca nas mãos de seu astro, toda a ação que enriquece e dá uma boa vitaminada à trama. Uma boa pedida para quem quer se divertir sem se envolver em um roteiro muito complexo. Para quem curte porrada sem muita reflexão, é pedida certa.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Craig Moss
Elenco: Danny Trejo, Charles S. Dutton, Ron Perlman, Joyful Drake, Patrick Fabian, John Duffy, Winter Ave Zoli, Danny Woodburn, Donzaleigh Abernathy, David A. Arnold, Erik Betts, Jennifer Blanc, Kevin Patrick Burke, Robert Sean Burke, Ezra Buzzington, Tonita Castro, Christine Clayburg, Esteban Cueto, Andy Davoli, Patricia de Leon, John Dixon, Eddie J. Fernandez, Chad Guerrero, Joe Halliday, Craig Johnson, Dorian Kingi, Heidi Kramer, Jessica Lee, Frank Maharajh, Anthony Martins, Davenia McFadden, Norma Michaels, Marco Morales, Craig Makenzie Moss, Olivia Moss, Jillian Murray, Joe Ordaz, Shalim Ortiz, Harrison Page, Larry Richardson, Richard Riehle, Tommy Rosales, Sam Rubin, Brian Schlesinger, Austin Michael Scott, Craig Sheffer, Mark Rhino Smith, Dan Snow, Buddy Sosthand, Chris Spencer, C.C. Taylor, Tyler Tuione, Duane Whitaker
Produção: Ash R. Shah
Roteiro: Craig Moss, Elliot Tishman
Fotografia: John Barr
Trilha Sonora: Todd Haberman
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Ação
Cor: Colorido
Distribuidora: Fox Film
Estúdio: Silver Nitrate / Amber Lamps


quarta-feira, 20 de fevereiro de 2013

"Perdedores" do Oscar vão ganhar de viagens para o Havaí a estoque de tequila

Os indicados ao Oscar que não conseguirem uma das cobiçadas estatuetas da Academia no próximo domingo (24) não sairão de mãos vazias da festa. A empresa de marketing Distinctive Assets, baseada em Los Angeles, voltará a distribuir aos indicados uma bolsa de presentes, avaliada em US$ 45 mil (cerca de R$ 88 mil).

Entre os presentes incluídos nas bolsas estão viagens para Austrália, Havaí e México, sessões de ginástica, camisinhas, garrafas de tequila, tênis desenhados a mão e tratamentos de beleza, para aqueles preocupados com a aparência.

A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, que entrega o Oscar, havia deixado de presentear os artistas em 2007, depois que a prática passou a ser acompanhada de perto por fiscais da receita nos Estados Unidos.

Celebridades que recebem presentes ou viagens gratuitas em premiações devem declarar esses itens no imposto de renda e pagar as taxas devidas. A bolsa da Distinctive Assets não tem o endosso oficial da Academia, mas vem servindo de consolo aos artistas há 11 anos.

Os presentes são entregues na casa dos "perdedores" ou através de seus agentes. As crianças indicadas não são esquecidas: elas podem se inscrever em aulas de arte e técnicas de circo.

terça-feira, 19 de fevereiro de 2013

A invenção de Hugo Cabret

254130Às vésperas da premiação do Oscar 2013, nada mais justo do que assistir a um dos ganhadores do último ano. A invenção de Hugo Cabret é o cinema batendo palmas para o próprio cinema. Justo? Talvez. O produto final é muito interessante, e visualmente fora de série. Por isso mesmo levou todas as estatuetas de efeitos visuais.

Mas o meu talvez não se refere ao produto final do filme, que é muito bem produzido, com esmero visual, musical, e histórico. Trata-se de uma produção que valoriza os tempos áureos do cinema, mas com o acabamento atual. E nese sentido, tem toda aquela atmosfera antiga, com vestimentas e objetos de época. Tudo para simular da melhor maneira possível, a época em que o cinema surgia.

A história leva um tempo para engrenar, você é capaz de sentir falta de uma pimentinha de ação, e no fim, apesar do belo filme, fica uma certa sensação de exaustão, principalmente por causa dos muitos detalhes, e pelo fato de o filme ser um pouco mais longo do que poderia.

No geral, detalhes bobos, para o tamnho da produção. O elenco é liderado por 4 grandes nomes, Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield e Chloë Grace Moretz. Um ator clássico, um desajeitado fanfarrão (que abandonou totalmente esse lado nesse papel) e duas novas (prováveis) estrelas. Eles funcionam perfeitamente em seus papeis e no conjunto, dando muito valor à trama.

Realmente, como apontado e premiado pela própria Academia, a parte técnica é um primor, com grandes efeitos visuais, cores efervescentes, tudo combinado para agradar o olhar até do espectador mais crítico.

No filme, Hugo Cabret (Asa Butterfield) é um menino de 12 anos que vive escondido em uma estação de trem na Paris dos anos 30, onde cuida da manutenção de gigantescos relógios, função anteriormente exercida por seu tio desaparecido (Ray Winstone). À noite, usando peças de brinquedos que ele furta de uma loja da estação, o menino tenta consertar um autômato, única lembrança que herdou do pai, para desvendar um enigma. Seus planos, porém, correm perigo quando ele é descoberto pelo dono da loja e pela curiosa Isabelle (Chloë Grace Moretz).

Uma belíssima produção, que tem tudo para encantar. O visual do filme é incrível, e a seleção de atores muito bem feita. Tudo parece funcionar bem, com um ou outro porém em sua história, que acaba tirando um pouco da nota no final. O filme peca pelo excesso de detalhes, e por apostar em explicar o já explicado. Seus instantes finais valem muito mais do que a hora inicial, por exemplo. Mesmo assim, um belo filme para toda a família.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Martin Scorsese
Elenco: Ben Kingsley, Sacha Baron Cohen, Asa Butterfield, Chloë Grace Moretz, Ray Winstone, Emily Mortimer, Christopher Lee, Helen McCrory, Michael Stuhlbarg, Frances de la Tour, Richard Griffiths, Jude Law, Kevin Eldon, Gulliver McGrath, Shaun Aylward, Emil Lager, Angus Barnett, Edmund Kingsley, Max Wrottesley, Marco Aponte, Ben Addis, Robert Gill, Ed Sanders, Terence Frisch, Max Cane, Frank Bourke, Stephen Box, Mihai Arsene, Eric Haldezos, Alexandra Metaxa, Martin Scorsese
Produção: Johnny Depp, Tim Headington, Graham King, Martin Scorsese
Roteiro: John Logan
Fotografia: Robert Richardson
Trilha Sonora: Howard Shore
Duração: 126 min.
Ano: 2011
País: EUA
Gênero: Aventura
Cor: Colorido
Distribuidora: Não definida
Estúdio: GK Films
Classificação: Livre

segunda-feira, 18 de fevereiro de 2013

Sindicato dos Roteiristas divulga seus vencedores


Faltando menos de uma semana para a entrega do Oscar 2013, o Sindicato dos Roteiristas divulgou seus premiados. O anúncio foi feito durante o WGA, Writers Guild Awards.

O evento aconteceu na noite deste domingo (17) em Los Angeles. Votam na premiação apenas escritores ligados a indústria do cinema americano e o resultado é considerado a melhor prévia para as categorias Melhor Roteiro Original e Adaptado no Oscar.

Quem saiu como grande vencedor da noite foi o drama Argo. O longa assinado por Ben Affleck conseguiu diversas premiações importantes, entre elas o Globo de Ouro, PGA e SAG Awards. Neste evento, a produção ganhou na categoria Melhor Roteiro Adaptado.

No segmento Melhor Roteiro Original quem levou a melhor foi A Hora Mais Escura. A diretora Kathryn Bigelow e o roteirista Mark Boal foram acusados recentemente de receber informações privilegiadas e ter acesso a conteúdo secreto para poder roteirizar o filme, que aborda a caçada ao terrorista Osama Bin Laden.

Na categoria Melhor Roteiro de Documentário o vencedor foi Searching for Sugar Man. No longa dois sul-africanos partem em busca da verdade sobre seu ídolo musical, Rodriguez, um roqueiro e compositor famoso nos anos 70.

sexta-feira, 15 de fevereiro de 2013

O voo

274076O voo surgiu como um filme inovador, com a aposta de mais uma grande atuação do excelente Denzel Washington, que balançaria os espectadores em todos os cinemas. Fato é que O voo é, de verdade, um grande filme. Ele cria um herói, e em seguida escancara todo o lado sujo desse herói. O drama que segue ao longo de toda a história é real, é atual, e funciona para a reflexão que o filme provoca.

O lado técnico do filme merece um destaque especial. A fotografia da produção é muito bem feita (com belas locações, boa qualidade visual, boas tomadas), com efeitos visuais de primeiríssima linha, que combinados à seleção musical consegue oferecer entretenimento de altíssima qualidade.

No elenco, além de Denzel, nomes como James Badge Dale, Don Cheadle, John Goodman, Kelly Reilly e Bruce Greenwood, preenchem com maestria as posições como personagens dessa bela trama. Cada um, ao seu modo, consegue acrescentar grande valor ao filme, e influenciam em cada detalhe do roteiro.

Roteiro que é muito bem amarrado, que não se prende a detalhes desnecessários e que, no geral, dita a regra ágil da narrativa. Toda a história segue em um ritmo alucinante, que não deixa o espectador pensar em dormir nem por um instante. Além disso, a história é muito bem construída. Consegue transportar o espectador para dentro do filme e vivenciar de pertinho a tragédia apresentada.

No filme, Whip Whitaker (Denzel Washington) é um experiente piloto de avião, que por milagre aterrissa sua aeronave depois de uma catástrofe em pleno ar, salvando quase todos os passageiros a bordo. Depois do acidente, Whip é considerado um herói, porém, na medida em que mais fatos se tornam conhecidos, mais perguntas do que respostas surgem sobre quem ou o quê realmente estava errado e o que, na verdade, aconteceu naquele avião.

Um bom filme, um drama de alta qualidade, que consegue oferecer boas doses de entretenimento ao seu espectador. Detalhe especial à sequência da queda do avião. Não estragarei surpresa nenhuma, mas é de arrepiar. Imperdível!!! Elenco de primeira, excelente seleção musical, grandes efeitos especiais e uma ótima fotografia fazem parte desta bela produção. A mensagem que é pano de fundo de toda a trama também provoca uma reflexão muito válida. Excelente pedida para quem procura um filme inteligente, mesmo se você não é fã do gênero.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Robert Zemeckis
Elenco: Denzel Washington, James Badge Dale, Don Cheadle, John Goodman, Kelly Reilly, Bruce Greenwood, Melissa Leo, Nadine Velazquez, Tamara Tunie, Garcelle Beauvais, Rhoda Griffis, Brian Geraghty, Adam Tomei, Michael Beasley, Kwesi Boakye, Bethany Anne Lind, Justin Martin, Adam C. Edwards, Steve Coulter, Ric Reitz, Philip Pavel, Tommy Kane, Boni Yanagisawa, Jackson Walker, Brian F. Durkin, Candace Blanchard, E. Roger Mitchell, Cabrenna H. Burks, Jason Benjamin, Tammy Luthi Retzlaff, Tara Jones, Miles Mussenden, L. Stephanie Ray, Carter Cabassa, Holly Firfer, Kevin Michael Murphy, Joel Rogers, Sharon Blackwood, John Crow, Thomas Elliott, J.T. Seidler, Harley Shellhammer, Dane Davenport, Gregory Marshall Smith, Ted Huckabee, Charlie E. Schmidt, Curtis Gammage, Anthony B. Harris, Todd Maynor, Al G. Sillah, Marie Keefe, Keith Ratchek, Tony D. Sims, Jennifer Olympia Bentley, Miller Carbon, Charles Casey, Jill Jane Clements, Alonzo Cook, Bradford Haynes, Zack Kibria, Camille Murray, Timothy Scott, Tony D. Sims, Jermaine Thomas
Produção: Laurie MacDonald, Walter F. Parkes, Jack Rapke, Steve Starkey, Robert Zemeckis
Roteiro: John Gatins
Fotografia: Don Burgess
Trilha Sonora: Alan Silvestri
Duração: 138 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Drama
Cor: Colorido
Distribuidora: Paramount Pictures Brasil
Estúdio: Paramount Pictures / Parkes/MacDonald Productions
Classificação: 14 anos

quinta-feira, 14 de fevereiro de 2013

Bafta 2013: Conheça os vencedores


Aconteceu nesse domingo, 10, no Royal Opera House em Londres a premiação de cinema mais importante do Reino Unido: o BAFTA, British Academy of Film and Television Arts (Academia Britânica de Cinema e Televisão).

Argo, filme dirigido e estrelado por Ben Affleck, foi o grande vencedor da noite, levando para casa das sete indicações, dois, o de Melhor Filme e Melhor Diretor. Já Lincoln, liderando a lista com dez indicações, foi premiado na categoria de Melhor Ator para Daniel Day-Lewis.

Na categoria de Melhor Filme britânico, 007- Operação Skyfall, estrelado por Daniel Craig, foi o vencedor.

Confira a lista completa dos vencedores:

Melhor Filme
Argo

Melhor Filme Britânico
007 – Operação Skyfall

Melhor Estreia de um Diretor, Produtor ou Roteirista Britânico
Bart Layton (Diretor), Dimitri Doganis (Produtor) – O Impostor

Melhor Diretor
Ben Affleck – Argo

Melhor Ator
Daniel Day-Lewis – Lincoln

Melhor Atriz
Emmanuelle Riva – Amor

Melhor Ator Coadjuvante
Christoph Waltz – Django Livre

Melhor Atriz Coadjuvante
Anne Hathaway – Os Miseráveis

Melhor Roteiro Original
Django Livre

Melhor Roteiro Adaptado
O Lado Bom da Vida

Melhor Filme de Animação
Valente

Melhor Filme Não Falado em Inglês
Amor

Melhor Direção de Arte
Os Miseráveis

Melhor Fotografia
As Aventuras de Pi

Melhor Figurino
Anna Karenina

Melhor Montagem
Argo

Melhor Trilha Sonora
007 – Operação Skyfall

Melhor Canção
“Skyfall” – 007 – Operação Skyfall

Melhor Som
Os Miseráveis

Melhor Maquiagem/Cabelo
Os Miseráveis

Melhores Efeitos Visuais
As Aventuras de Pi

Melhor Documentário
Searching for Sugar Man

Melhor Curta-Metragem
Swimmer

Melhor Curta-Metragem de Animação
The Making of Longbird

Melhor Estrela em Ascenção
Juno Temple

sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

BERLIM 2013: Festival começa hoje e tem Gus Van Sant como favorito


A 63ª edição do Festival internacional de Berlim começou ontem, 7 de fevereiro, e vai até domingo, dia 17.

Entre os filmes que concorrem ao Urso de Ouro, que premia o melhor filme, estão Promised Land, filme de Gus Van Sant considerado favorito ao prêmio; Camille Claudel 1915, do francês Bruno Dumont; Dark Blood, que tem River Phoenix no elenco, e Before Midnight, elogiadíssimo em Sundance. A lista de competidores é completa por Os Croods, animação da Dreamworks.

Vários dos melhores do festival de Sundance também estarão o evento alemão. É o caso de Concussion, Don Jon´s Addiction, Interior. Leather Bar., Lovelace e Upstream Color.

Em 2012, o grande vencedor do festival foi César Deve Morrer, filme que mostra o caminho dos detentos de uma prisão de segurança máxima italiana para interpretar a peça Júlio César, de Shakespeare.

Em seus 10 dias de duração, o festival exibirá mais de 400 filmes.

quinta-feira, 7 de fevereiro de 2013

Bilheteria Brasil: João e Maria segue em primeiro; Inatividade Paranormal estreia em segundo


Apesar de uma queda brusca nos EUA (53% ladeira abaixo), João e Maria - Caçadores de Bruxas não fez feio no Brasil, permanecendo firme e forte no primeiro lugar da bilheteria nacional. Em sua segunda semana de exibição por aqui, o filme arrecadou mais R$ 6,2 milhões. Nos 10 dias em cartaz, mais de 1,5 milhão de pessoas já compraram ingresso para ver Jeremy Renner e Gemma Arterton como os irmãos João e Maria.

Em segundo lugar, uma estreia que já era suspeita de sucesso no Brasil. Inatividade Paranormal, mais uma paródia estrelada pelo incansável e questionável Marlon Wayans, conseguiu tirar R$ 2 milhões dos bolsos brasileiros.

Já O Lado Bom da Vida, elogiadíssimo pela crítica ao redor do mundo, abriu em terceiro lugar, com R$ 1,8 milhões arrecadados. Mais de 155 mil espectadores foram assistir ao filme com Bradley Cooper e Jennifer Lawrence.

Completando o trio de estreias do Top 5, o musical Os Miseráveis, estrelado por Hugh Jackman e Anne Hathaway, ficou na quarta posição. A adaptação do romance de Victor Hugo fez R$ 1,7 milhões em 142 salas.

Também em sua segunda semana em cartaz, Lincoln, de Steven Spielberg, somou mais R$ 1,4 milhões à sua conta, que já tem o total de R$ 4,7 milhões.

Caça aos Gângsteres, a última das estreias a figurar no Top 10, acabou ficando em nono lugar, com R$ 744 mil. Parece que o elenco estrelado, que conta com Ryan Gosling, Sean Penn, Josh Brolin, Emma Stone, Nick Nolte, Anthony Mackie e outros não foi suficiente para colocar os criminosos no Top 5.

Vale citar que De Pernas Pro Ar 2 mantém-se no Top 10, ocupando o sexto lugar. Entre os longas em cartaz no país, é o que tem a melhor renda acumulada, com R$ 46,7 milhões, sendo R$ 1,3 milhões do último final de semana. Será que veremos um terceiro filme da série? É possível.

Confira os valores do Top 10 do final de semana de 1 a 3 de fevereiro de 2013:

1. João e Maria - Caçadores de Bruxas - R$ 6,2 milhões
2. Inatividade Paranormal - R$ 2 milhões
3. O Lado Bom da Vida - R$ 1,8 milhões
4. Os Miseráveis - R$ 1,7 milhões
5. Lincoln - R$ 1,4 milhões
6. De Pernas Pro Ar 2 - R$ 1,3 milhões
7. Django Livre - R$ 1,2 milhões
8. Detona Ralph - R$ 913 mil
9. Caça Aos Gângsteres - R$ 744 mil
10. As Aventuras de Pi - R$ 404 mil

quarta-feira, 6 de fevereiro de 2013

Bilheteria EUA: Meu Namorado é Um Zumbi lidera com folga o fim de semana



O romance teen Meu Namorado é um Zumbi confirma o sucesso que os mortos-vivos andam fazendo no cinema, TV e internet. O longa sobre a insólita história de amor entre uma jovem e um zumbi liderou fácil as bilheterias do fim de semana nos Estados Unidos e Canadá. Com faturamento de US$ 19,5 milhões, o filme foi além até mesmo das projeções mais otimistas dos analistas.

Bullet to the Head , novo filme de ação com Sylvester Stallone, por outro lado, não teve estreia satisfatória. A produção fez seu debut em 2.404 salas americanas e conseguiu apenas a sexta posição do ranking, com faturamento de US$ 4,5 milhões.  Bullet to the Head conta a história de um assassino de Nova Orleans (Stallone) e um policial de Washington (Sung Kang) que formam uma aliança para acabar com malfeitores que mataram seus respectivos parceiros.

A proximidade da festa do Oscar mantém em alta nas bilheterias os candidatos desta edição. Entre os 10 mais da semana, seis filmes concorrem a estatueta de melhor filme: O Lado Bom da Vida, Django Livre, A Hora Mais Escura, Os Miseráveis e Lincoln.

Confira o top 10 dos EUA no final de semana:

1. Meu Namorado é um Zumbi - US$ 19,5 milhões
2. João e Maria: Caçadores de Bruxas - US$ 9,2 milhões
3. O Lado Bom da Vida - US$  8,1 milhões
4. Mama - US$ 6,7 milhões
5. A Hora Mais Escura - US$ 5,3 milhões
6. Bullet to the Head - US$ 4,5 milhões
7. Parker - US$ 3,2 milhões
8. Django Livre - US$ 3 milhões
9. Os Miseráveis - 2,4 US$ milhões
10. Lincoln - US$ 2,4 milhões

terça-feira, 5 de fevereiro de 2013

Argo dá a Ben Affleck o prêmio do Sindicato dos Diretores dos EUA

Ben Affleck, diretor do candidato ao Oscar Argo, foi eleito melhor diretor do ano pelo Sindicato dos Diretores dos Estados Unidos (DGA) neste sábado (2/2).

O prêmio representa mais um troféu para o drama sobre a crise dos reféns americanos no Irã em 1979, a apenas três semanas do Oscar.

"Houve um ponto em minha vida em que estava realmente cabisbaixo, confuso, quando não sabia o que aconteceria. E depois pensei 'deveria ser diretor'. E foi o que eu fiz, e trabalhei muito duro para isto", afirmou o também ator ao receber o prêmio. "Trabalhei muito duro para tentar ser o melhor diretor que posso ser", completou.

Geralmente, o diretor premiado pela DGA também leva a estatueta de melhor diretor do Oscar, mas Affleck não tem a possibilidade por inexplicavelmente não ter sido indicado na categoria.

Affleck derrotou Steven Spielberg, indicado por Lincoln; Kathryn Bigelow, de A Hora Mais Escura; Tom Hooper, de Os Miseráveis; e Ang Lee, de As Aventuras de Pi.

Argo venceu os Globos de Ouro de filme e diretor, assim como o prêmio do Sindicato dos Produtores dos Estados Unidos (PGA) e o prêmio de melhor elenco do Sindicato dos Atores (SAG), o que faz da produção a favorita para o Oscar.

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Detona Ralph é eleita melhor animação no Annie Awards


O longa Detona Ralph ganhou cinco estatuetas, incluindo de Melhor Filme, no Annie Awards, premiação que é considerada o Oscar da animação, voltada para as produções de animação no cinema e TV. Do evento que ocorreu na noite deste sábado (2/2), Detona Ralph saiu também com os prêmios de Melhor Música, Melhor Roteiro e Melhor Dublagem.

PaperMan, o curta que é exibido antes do longa no do Brasil, levou o prêmio de Melhor Curta de Animação, mesma categoria em que concorre no Oscar.

O vencedor do Annie Awards em geral costuma faturar o Oscar de Melhor Animação, o que aumenta consideravelmente as chances de Detona Ralph. No entanto, nem sempre há paridade: em 2011 o filme Como Treinar Seu Dragão levou o Annie de Melhor Filme, mas perdeu o Oscar para Toy Story 3.

sexta-feira, 1 de fevereiro de 2013

Detona Ralph

265693Ah, as animações. De longe, o que vem sendo produzido de melhor pelo cinema. E o caso não é diferente em Detona Ralph. A Disney acerta mais uma vez, une cinema e vídeo games, e o resultado final é fora de série.

Detona Ralph é capaz de agradar a criançada e os adultos. Muito do que aparece na história é capaz de aplacar o saudosismo de muitos que curtiram as fases mais antigas dos fliperamas ou vídeo games. Mais do que isso, reúne personagens que até então faziam parte apenas do universo digital dos games e lhes dá uma personalidade quase real, como se cada personagem tivesse uma vida fora dos jogos.

A parte áudio visual vai além. A seleção musical combina bem com as passagens e a qualidade gráfica do filme é surpreendente. Tudo muito colorido, capaz de atrair e encantar as vistas de seu espectador. Parece existir um cuidado muito especial com isso, de uma maneira geral, em todas as animações, mas em uma produção Disney isso parece ser mais exaltado.

A seleção de personagens é deliciosa. Todos eles agregam bom valor à trama, e mesmo aqueles que estão só de passagem conseguem dar um extra ao filme. O resultado é fantástico, e os ditos extras do filme acabam valendo muito da atenção de quem assiste, a ponto de a todo instante haver uma competição para ver quem é que identifica mais personagens dos games.

A história, como todo filme Disney, também tem toda sua moral como pano de fundo, que dá valor à amizade, e também à importância de cada pessoa, mesmo ela sendo vilã.

No filme, Ralph (voz de John C. Reilly) é um ex-vilão de videogames 8-Bit que quer mostrar ao mundo que pode ser um herói, assim como o mocinho Fix-It Felix (Jack McBrayer). Quando surge um moderno jogo de tiro que mostra a perspectiva do protagonista, o durão Sargento Calhoun (Jane Lynch), Ralph encara o jogo como sua grande chance. Ele invade o jogo com um plano simples - ganhar uma medalha -, mas não demora a arruinar tudo, libertando sem querer um inimigo mortal que põe em risco todos os jogos do fliperama. Agora, a única esperança de Ralph é Vanellope von Schweetz (Sarah Silverman), jovem e encrenqueira “pane” de um jogo de corrida de carros com cobertura de bala, que pode acabar sendo quem ensinará a ele o verdadeiro significado de ser o mocinho.

Uma produção deliciosa. Agradável do começo ao fim. Que não gasta tempo com detalhes desnecessários e no fim, ainda deixa um gostinho de quero mais em seu espectador. A seleção de personagens faz toda a diferença, e transforma o filme em algo que vai além do fato de apenas assistir ao filme. Você vai querer identificar os games, as datas, as passagens. Enfim, diversão para todo tipo de gamemaníaco. A parte musical é deliciosa, com seleção dos games, e a parte visual, toda colorida e chamativa, torna o filme ainda mais atraente. Enfim, corra para um cinema, e não perca essa deliciosa produção. É diversão certa para toda a família.

FICHA TÉCNICA

Diretor: Rich Moore
Elenco: John C. Reilly, Jane Lynch, Sarah Silverman, Stefanie Scott, Jack McBrayer, Jamie Elman, Gerald C. Rivers, Brandon T. Jackson, Jack Angel, George Kotsiopoulos
Produção: Clark Spencer
Roteiro: Jennifer Lee, Phil Johnston
Trilha Sonora: Henry Jackman
Duração: 107 min.
Ano: 2012
País: EUA
Gênero: Animação
Cor: Colorido
Distribuidora: Disney
Estúdio: Walt Disney Animation Studios
Classificação: Livre